o que é gurps



GURPS são as inicias de Generic Universal RolePlaying System. No início, a sigla era uma bricadeira enquanto o jogo era desenvolvido. Entretanto, Steve Jackson e sua equipe não conseguiram um nome melhor. Assim, em 1986,a primeira edição desse maravilhoso RPG foi lançada.

GURPS se resume no próprio nome. Trata-se de um sistema “genérico”, as regras básicas são simples, mas permitem um nível de detalhamento extremo, conforme a preferência dos jogadores. É universal, pois como o sistema enfatiza o realismo, as regras se encaixam em quaisquer cenários: Space, horror, fantasia medieval. A criação de personagens enfatiza o Roleplaying; o jogo te permite criar personagens que possuem um personalidade única e enfatiza a interpretação. E por fim, “System” – GURPS é um sistema de regras para RPG.

Em sua quarta edição, o livro básico é composto pelo GURPS Personagens e GURPS Campanhas. Esse em processo de tradução pela DEVIR. Os personagens são baseados em quatros atributos: Força (ST), Destreza (DX),Inteligência (IQ) e Vitalidade (HT). Vantagens, Desvantagens e Perícias determinam todas as características dos personagens que os tornam únicos.

A base do sistema também é simples. Os testes são baseados em três dados de seis faces. Todas as jogadas de habilidades são feitas da mesma forma; rola-se três dados e se a soma for menor ou igual a sua habilidade, você é bem sucedido. Às vezes, modificadores impostos pelo mestre facilitam ou diminuem as suas chances.

GURPS possui uma infinidade de suplementos que ajudam a dar mais sabor para as aventuras e novas opções para os jogadores. Entretanto, na essência, ele continua o mesmo! É um sistema simples, flexível, realista e genérico! 

(por F.L.Dias do blog  http://rpgamesbrasil.blogspot.com/  )