segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Fadas


Fadas são seres místicos que possuem uma vida feita da matéria dos sonhos e pesadelos, além de propósitos estranhos dos homens. São conhecidas pela sua imortalidade, seu talento para a magia, sua completa, quase mística, integração com a terra e o ambiente em que vivem e o caráter apaixonado e livre com que passam sua existência. Fora esses traços básicos, as fadas variam muito entre si.Seus propósitos nunca são completamente humanos e seu desdém pelas noções de moral e honra dos homens são notórios. Elas vivem normalmente por suas paixões. E a paixão de uma fada pode ser qualquer coisa: o amor romântico, a luxúria, a diversão, a proteção de crianças humanas, o combate feroz e sangrento, a contemplação silenciosa de uma floresta ou mesmo o prazer sádico de aterrorizar e matar mortais. Este caráter onírico e por vezes quase selvagem faz com que os homens não confiem nelas e com frequência as temam. As paixões de uma fada influenciarão sua aparência, seus poderes e também o tipo de ambiente em que ela vive, e quase sempre serão para a vida toda, que normalmente será em florestas, ruínas ou outros locais ermos, mas não raro próximo o suficiente das casas dos homens para que eles sintam sua presença como vizinhos. Algumas poucas andam pelo mundo, suficientemente semelhantes aos mortais para que possam se passar por eles, revelando sua natureza somente quando apropriado.As Fadas não conhecem a sua própria origem, e acreditam ser tão velhas quanto o mundo. Sua história leva a crer que já estavam na terra quando os seres humanos surgiram e ainda eram selvagens. Do tempo anterior a este encontro, pouco se sabe, e poucas fadas estão vivas para se lembrar dele. Elas tanto podem ser emanações energéticas da própria terra que desenvolveram consciência quanto podem um dia, num passado remoto, ter sido uma raça mortal que evoluiu a tal ponto na compreensão da natureza e da magia que transcendeu a mortalidade e integrou-se completamente com a terra e o ciclo da vida.

Todas as Fadas compartilham as seguintes características: Imortalidade (40) – Combina Idade Imutável, Imunidade a Doenças e Imunidade a Venenos. Fadas não morrem de formas naturais. Aptidão Mágica +2(25), Vulnerabilidade: Ferro Frio (Raro +3d ou o triplo do dano) (-15) Fadiga +5 (apenas para mágica) (10)

O custo da raça básica, portanto, é de 60 ptos. No entanto, fora estas características básicas, as Fadas variam enormemente entre si, e normalmente se associam por hábitos e paixões comuns, dando origens a “raças feéricas” cujos descendentes normalmente compartilharão as paixões de seus ancestrais. Elas podem ter qualquer tipo de aparência e podem ter outros poderes, e outras fraquezas, além dos aqui citados. A maior parte desses poderes estará na forma de magias com níveis suficientemente bem desenvolvidos para serem lançadas corriqueiramente. Fadas jovens (100 anos ou menos) costumam ser personagens de 150-200 ptos. Fadas milenares podem ser personagens de 500 ou 1000 ptos facilmente. Mas costumam ser raras.As paixões e motivações de uma Fada virão na forma de Desvantagens Mentais e, como tais, nortearão as ações do personagem. Mas paixões muito humanas e civilizadas como Cobiça, Avareza ou Luta Pela Fama serão incomuns ou completamente desconhecidas.



A seguir dois tipos básicos de Fadas, futuramente, novos tipos serão apresentados.  


Homens e Mulheres Feéricos: São o que a maioria das pessoas entende por Fadas. Apesar do nome, existem indivíduos de ambos os sexos; São os mais próximos da humanidade em termos de aparência e hábitos, embora por vezes tenham desdém por ela. Sua aparência é a de seres humanos belos e sem imperfeições visíveis, algo que normalmente é encantador, mas pode também ser intimidante. Alguns possuem suaves traços que os diferenciam dos homens, como olhos peculiarmente brilhantes, orelhas semelhantes a algum animal ou marcas brilhantes no rosto. Sua personalidade costuma ser cativante ou então agressivamente atraente. Alegam ter ensinado os homens a acender o fogo e a usar ferramentas, e mais tarde também magia, embora tenham se arrependido disso com o tempo. Suas paixões por vezes envolvem alguma interação com a humanidade, que tanto pode ser amistosa quanto hostil, mesmo que ocasional, ou então se limitam à diversão, busca do prazer e contemplação da natureza. Costumam habitar florestas, onde por vezes constroem um simulacro dos reinos e políticas dos homens, com reis, rainhas, criados, damas de companhia, mensageiros, soldados, uma corte e tudo o mais, a céu aberto ou em cavernas no lugar de palácios, e com ramos, armas de madeira e pedra e vestimentas de flores, folhas e pele de animais no lugar das espadas, seda e ouro dos homens. Às vezes a brincadeira é levada a sério demais e esses Reis e Rainhas Feéricos se tornam poderosos o suficiente para serem temidos, mas, enquanto nação, o “reino” possui uma tendência isolacionista e não fará política com reinos humanos que não tentem violar seu território. Seus contatos com os e hábitos adquiridos da observação dos seres humanos os tornam mais sutis e astutos e normalmente serão soberanos sobre as outras criaturas feéricas da floresta.


Além da raça básica, eles possuem as seguintes características:

Dx+1(10) Iq+1(10)Bonito(15) ou Muito Bonito (25) Carisma +2(10)AM +3(+10)Entre outras vantagens e poderes que lhe são comuns estão Silêncio e Camaleão (para serem vistos e ouvidos somente quando desejam), Voz Melodiosa, Empatia com Animais e Talento Musical. Todos possuem perícias que os permitem viver com conforto em ambiente natural. Alguns deles possuem Tolerância a Temperatura, Comida e Bebida Desnecessária e outras vantagens que emulam o fato de que a integração com o ambiente que vivem é tão grande que não precisam se proteger dele ou predá-lo de qualquer forma para sobreviver. Estes são normalmente os mais velhos.Suas escolas de magia mais frequentes serão Comunicação & Empatia, Controle da Mente, Movimentação, Luz & Trevas e Ilusão. Algumas Fadas mais ternas, com uma fraqueza por seres humanos desamparados e perdidos, conhecerão magias de Cura e Alimentos. São mestres no feitiço Forma de Sprite (ver abaixo).



Papões, Duendes e Diabretes: São as raças feéricas que vivem na escuridão, com uma infinidade de nomes e formas diferentes, e tem predileção por carne de seres pensantes, normalmente de mortais. Os papões acreditam que precisam desta dieta para não morrer, embora a verdade, raramente comprovada, é que apenas perdem alguns de seus poderes especiais se ficam privados dela por algum tempo, revertendo a outro estado de ser. Costumam ser mais baixos que homens e vulneráveis ao sol (resultados de uma vida em cavernas e tocas subterrâneas) e sua aparência costuma ser monstruosa: um arremedo retorcido de um ser humano, com membros que lembram raízes nodosas, e uma pele verde, cinzenta ou marrom com a textura de musgo, pedra ou lama. Alguns possuem traços ainda mais bestiais e agressivos, como presas ou garras afiadas, pele vermelha, chifres, cascos ou escamas. Se alguma dessas características representar uma vantagem, deverá ser paga.Se organizam em clãs de caçadores e espreitadores, embora também haja indivíduos solitários.Muitos desenvolvem uma predileção pela carne de crianças humanas.



Suas características específicas são: Dx +1(10), Visão Noturna (10), Infravisão (15), Silêncio +2(10), RD 2(6), Dentes Afiados (5), Deslocamento Reduzido: Pernas Curtas (-5), Feio(-10), Hediondo (-20) ou Monstruoso (-25)Dependência: Carne de Seres Sencientes (-10) (Semanal, Comum, Ilegal, mas causa apenas a perda de Infravisão, Silêncio e RD se não consumida... o Papão pensará estar morrendo)Aptidão Mágica 1(-10)Albinismo (-10) (Não possuem a mesma aparência dos albinos humanos, mas sofrem de todos os efeitos que eles sofrem à luz do sol)Fraqueza: Luz do Sol (-10). Adicionalmente, recebem 1d de fadiga para cada minuto diretamente expostos ao sol. Normalmente possuem perícias que os ajudem a sobreviver no ermo, além de Furtividade e manejo de armas. Suas escolas de magia preferidas são Luz & Trevas, Som e Terra. Alguns Papões possuem níveis maiores de Aptidão Mágica e se tornam encantadores poderosos. Um bom número deles conhece as magias Medo, Pânico e Terror.



Nova Magia: Forma de Sprite (MD) Comum as famosas “fadas sininho”, que não são uma raça de Fadas a parte, mas sim Fadas maiores (normalmente Homens e Mulheres Feéricos) que dominam uma forma de locomoção rápida e eficaz. Ao usar este feitiço, conhecido apenas pelo povo feérico, o operador e qualquer equipamento que ele esteja carregando, incluindo suas roupas e armas (mas não outra pessoa ou posses grandes, com um baú) se transformam num globo de luz flutuante mais ou menos do tamanho de um punho, que se locomove a 10 m/s em qualquer direção. O globo possui a mesma esquiva básica do operador, com um bônus de +2 pelo vôo, e impõe um redutor de -7 para ser atingido pelo tamanho e imagem difusa. O globo possui os mesmos PVs do operador, mas se receber mais que 2 ptos de dano, ele reverterá à forma original do operador. Nesta forma ele também emite luz a uma curta distância, e possui a habilidade de enxergar na escuridão, mas não pode falar, atacar ou lançar magias a menos que as conheça num nível suficientemente alto para faze-lo sem gestos nem palavras. É inferior à magia Vôo em combate, mas é ideal para fugas por lugares estreitos ou aproximações rápidas.Duração: 1 minuto.Custo: 4 para fazer, 2 para manter.Tempo de Operação: 1 segundo. Pré-requisitos: Vôo e Luz Constante.


O Ferro Frio: O Ferro Frio é um metal negro e sem brilho, encontrado em grandes crateras e cavernas profundas que, por algum motivo, é letal para as Fadas de qualquer espécie. É um material muito raro, além de difícil de ser trabalhado na forma de armas e armaduras (-4 sobre Armeiro e Ferreiro). Uma arma de Ferro Frio normalmente custará 5 vezes o preço da mesma arma de ferro ou aço comum, isso se estiver disponível. Mas mesmo assim é a defesa mais segura contra inimigos feéricos.


Criado por Luiz Hasse


Um comentário: